Pacientes que utilizam os serviços do posto de saúde Floriano Rocha, na Cohab Santa Marta, reclamaram que, nesta segunda-feira, por volta das 10h, a unidade não estava oferecendo atendimento. O funcionário público aposentado Valdir Borges Trindade, 58 anos, esteve no local para tomar a vacina da gripe, mas retornou para casa sem receber atendimento.
Eu fui até lá e, em pleno horário de funcionamento, o posto estava fechado. Estamos sem atendimento desde a quinta-feira, por causa do feriado de Corpus Christi.
Segundo a secretária de Saúde, Vânia Olivo, o posto de saúde da Cohab Santa Marta fecha todas as segundas-feiras, das 10h ao meio-dia, para reunião de gestão. Vânia afirma que o fechamento é uma orientação do Ministério da Saúde, para que haja um planejamento das ações realizadas pelo posto. Ainda segundo a secretária, a medida deve ser adotada por outras unidades.
Todas as Unidades de Saúde da Família (USF) fecham um turno da semana para fazer essa reunião. Essa prática deve ser adotada nos postos de saúde também e já é uma realidade no posto da Santa Marta. Os postos não são urgência e emergência, por isso as reuniões acontecem nos horários de menos fluxo afirma Vânia.
De acordo com as funcionárias do local, o horário de atendimento no posto é de segunda a sexta-feira, das 7h ao meio-dia e das 13h às 16h. Na segunda-feira, como ocorre essa reunião, o posto fecha às 10h e abre, novamente, às 13h, já que o intervalo de almoço dos funcionários é do meio-dia às 13h. Nesta terça-feira, o posto deve funcionar normalmente.